Meios

Infra-estruturas

Descrição do Complexo ECP

Localização: Aeródromo Municipal da Maia, Vilar de Luz, Maia

Edifício Escola (ainda não construído) - Edifício de 350 m2, destinado à sede social da ECP, disporá de 2 salas de aulas teóricas, serviços, secretariado e recepção. Num piso superior, existirá um Bar-Cantina, destinado a apoio dos utilizadores das infra estruturas.

Imagem
Imagem

Parque Infantil de Tráfego - espaço com cerca de 1.700 m2 pavimentado e que dispõe de dois circuitos: cidade e estrada. O primeiro, um percurso urbano, com vias, cruzamentos, semáforos, sinalização vertical, rotundas, passadeiras, etc. O segundo simula uma estrada normal, com diversos tipos de curvas e situações semelhantes à realidade das nossas estradas, com sinalização vertical e horizontal. Estes circuitos servem para iniciar aos mais novos os conceitos básicos da utilização das regras de trânsito e condutas rodoviárias. São disponibilizadas aos alunos bicicletas e carrinhos a pedais para e após as aulas teóricas, serem utilizados como meio de locomoção durante os seus exercícios práticos.

Imagem
Imagem

Pistas de Obstáculos - espaço asfaltado, composto por uma recta de 70m por 9 m de largura, rematada nas extremidades por um círculo de 12m de diâmetro, onde o veículo dará a volta finalizado o exercício, de modo a reiniciá-lo no sentido inverso. Os obstáculos serão em materiais deformáveis, blocos amovíveis em esponja, e mecos em plástico, colocados conforme o exercício em questão. Ao longo da recta, num dos lados, está instalado um sistema de rega, de modo ser possível molhar o piso total ou parcialmente, convertendo-o em superfície deslizante, de modo a alterar as condições de realização do mesmo exercício.

Imagem
Imagem

Pistas de Travagem - espaço em tudo idêntico à pista anterior, destinada ao exercício de imobilização do veículo com e sem obstáculos, com e sem sistemas de travagem assistidos, ABS (Anti-lock Braking System), e EBD (Electronic Brake-force Distribution). Este exercício tem como objectivo principal ensinar ao aluno como utilizar e avaliar o poder de travagem, as suas capacidades e funcionamento, distancias mínimas, e reacção com e sem sistemas electrónicos.

Imagem
Imagem

Circulo Deslizante - circulo com 48 m de diâmetro, revestido a cimento polido, com sistema de rega, de forma a obter um efeito de baixa aderência, destinado a cumprir os exercícios de controlo da viatura, com e sem os diversos sistemas de apoio, tais como o Controlo de Estabilidade e de Tracção, ESP, EDL (Electronic Differential Lock) e ASC (Automatic Stability Control). Este exercício tem como objectivo ensinar ao aluno as noções básicas de controlo da viatura em situação de sub-viragem (escorregar de frente) e sobre-viragem (escorregar de trás), aprendendo a dosear a aceleração e travagem em superfícies escorregadias.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Pista de Trajectórias - o espaço interior das pistas, possibilita a realização de exercícios diferentes dos anteriores, com curvas de diversos ângulos, e vários tipos de pisos. Este exercício transmite ao aluno noções de abordagem de curvas, e transferências de massas, assim como noções de travagem em curva.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Hangar Escola - espaço com 280 m2 destinado à recolha e manutenção dos veículos da escola e de materiais didácticos, foi provisoriamente alterado, de modo a substituir o edifício Escola até á concretização deste. Assim dispõe também de uma área de 60 m2 destinado a Aulas Teóricas, de um Gabinete de Apoio, e de Instalações Sanitárias (incluindo WC Deficientes). Dispõe igualmente de uma zona social e no Café/Restaurante do Aeródromo são servidas as refeições as Alunos.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Meios Humanos

A Sociedade Gestora da ECP

A empresa ECP Lda, nasce fruto da associação de Luís Lisboa com Alfredo Barros Leite (Grupo Auto Soluções), dois conhecidos profissionais do sector automóvel, e a PTC (Perfeccionamiento e Técnicas de Conduccion), de António Pintado

Equipa Monitores ECP

Isac Fernandez - responsável Monitores

Equipa de 25 Monitores da PTC (espanhóis)
Equipa de 14 Monitores portugueses (em formação)
Equipa de 2 Monitoras Infantil

Meios Técnicos

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem